Em um dos momentos de maior questionamento – dentro e fora do país- à “guerra” do governo de Felipe Calderón contra o crime organizado, Televisa estreará uma série policial baseada na luta contra o narcotráfico, na qual vão recriar casos reais “de sucesso”, onde “policiais federais bons, de carne e osso“, triunfam sobre os criminais.
Produzida por Mediamates SA de CV para o canal televisivo de Emilio Azcárraga Jean, a estréia da série esta prevista para o próximo 2 de maio, pelo Canal de las Estrellas, no horário nobre (10 da noite).
Entre os casos reais que servem de base para a série, sobressaltam os de Sandra Ávila Beltrán, a Rainha do Pacífico; Juan Óscar Garza Azuara, um dos líderes do Cartel do Golfo; Benjamín Arellano Félix, Osiel Cárdenas Guillén, O Mata Amigos, e A Familia Michoacana.
Para dar maior realismo a El Equipo, a equipe de produção e os atores foram “capacitados” pelo pessoal da Polícia Federal, em cujas instalações ocorreu parte das gravações; além disso, usam helicópteros e veículos dessa corporação, e seus agentes figuram como extras na série.
Pedro Torres, presidente da Mediamates e realizador de programas como Mujeres asesinasBig Brother, declarou que a “capacitação” incluiu cursos de tiro para os atores que encarnam os agentes policiais, assim como a participação presencial da equipe de gravações em operação reais. e o reality show
Os personagens centrais de El Equipo são quatro “policiais federais (uma mulher e três homens) agudos, velerosos, gente comum”, interpretados por Zuria Vega, Alberto Estrella, Fabián Robles e Alfonso Herrera. A cargo da produção executiva estão Iván Aranda e Luis Felipe Ibarra (também escritos dos roteiros); a direção ocorrerá por conta de Salvador CartasCarlos García Agraz. e
De acordo com Pedro Torres, El Equipo retratará “esses policiais que nós não conhecemos. Na polícia igual que em todas as profissões, há gente de carne e osso que têm sua família, que vão para casa, que tem seus filhos na escola, que são incorruptos…Policiais bons, que sofrem, policiais que têm seus defeitos e virtudes, como qualquer ser humano“.
“A opinião pública conhece muito parcialmente a luta contra o narcotráfico e julga com igual parcialidade. Do conhecimento desse esforço deve surgir a necessária dose de compreensão, reconhecimento e compromisso“.
É a primeira vez que uma série televisiva mexicana aborda casos reais relacionados com o narcotráfico e com o crime organizado em geral, nos quais os culpados podem ser claramente identificados, ainda quando se lhes coloque um nome diferente do verdadeiro. O mesmo dossiê da série assinala que o início de cada capítulo aparecerá a legenda “Está é uma história inspirada em fatos reais. Nomes, datas e lugares foram trocados por segurança dos envolvidos e para não atrapalhar as investigações em andamento”.
A série 24 horas, do canal Fox, a que mais alcançou sucesso deste gênero, tem como protagonista o agente federal Jack Bauer (Kiefer Sutherland), quem enferenta atentados terroristas, impede assassinatos e livra lutas cibernéticas empregando um arsenal com todo tipo, desde as armas mais primitivas às mais sofisticadas.
E o mesmo secretário da Educação Pública, Alonso Lujambio, expressou em dias recentes que as telenovelas podem ser um instrumento importante para combater o analfabetismo e o atraso educativo no país.
Ele não se surpreende que a SSP apoie a produção de uma série que, de acordo com seus criadores, contribuirá para melhorar a percepção que a população tem da luta do governo de Felipe Calderón contra o narcotráfico.
Créditos: Vanguardia/Comunidade RBD NOTICIAS ORIGINAL
Tradução & Adaptação: RBD-Forever.com
Tradução & Adaptação: RBD-Forever.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário